quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Amóz

Amóz



Amóz 1

1Estas são as mensagens de Amóz, apacentador de gado, vivendo na povoação de Tekóa. Um dia, numa visão, YÁOHUH ULHÍM contou-lhe algumas das coisas que haviam de acontecer à nação de Yaoshorúl.
Sucedeu isto no tempo de Uzi-YÁOHU, rei de YAOHÚ-dah, e ao tempo em que Yaoro-éboam (o filho de Yao-ósh) era rei em Yaoshorúl; foi dois anos antes do terremoto.

Julgamento sobre os vizinhos de Yaoshorúl

2 Eis o relato daquilo que ele viu e ouviu: A voz de YÁOHUH UL fez-se ouvir, como um bramido de um leão feroz; desde o seu Templo, desde Tzayán, clamou. E repentinamente as luxuriantes pastagens do monte Carmiúl secaram e morreram; todos os anciãos se lamentaram. 3 Diz YÁOHUH ULHÍM: O povo de Damasco pecou repetidamente, e não poderei perdoar tal coisa. Não a deixarei mais tempo por castigar. Trilharam o meu povo em Gaúliod como se fosse numa eira, e fizeram-no com varas de ferro. 4 Por isso porei fogo ao palácio do rei Hazaúl, e destruirei as fortificações de Ben-Hadad. 5 Quebrarei os ferrolhos que trancam as entradas de Damasco; matarei o seu povo, mesmo os que estão lá para Aven, e o povo da Syria voltará para Quir como escravos. Assim falou YÁOHUH ULHÍM. 6 Diz YÁOHUH ULHÍM: Gaza pecou continuamente, e não poderei perdoar-lhe. Não a deixarei mais tempo sem castigo, porque enviou o meu povo para o exílio, vendendo-os como escravos para Edom. 7 Por isso porei fogo às muralhas de Gaza, e todos os seus fortins serão destruídos. 8 Matarei o povo de Ashdod; destruirei Ekron e o rei de Áshkelon; todos os Palestinos que tiverem ficado perecerão. Isto disse YÁOHUH ULHÍM. 9Diz YÁOHUH ULHÍM: O povo de Tiro pecou repetidamente, e não lhes perdoarei. Não os deixarei por mais tempo sem castigo, porque quebraram a sua aliança de fraternidade com Yaoshorúl; atacaram-no e conquistaram-no; levaram-no para a escravidão em Edom. 10 Por isso porei fogo às muralhas de Tiro, e todas as suas fortalezas e os palácios arderão. 11 Diz YÁOHUH ULHÍM: Edom pecou sem cessar; não lhes perdoarei. Não os deixarei continuar sem castigo. Perseguiram o seu irmão Yaoshorúl com a espada; a sua ira foi sem descanso: não conheceu a piedade. 12Por isso porei fogo a Temã, que consumirá todos os lugares fortificados de Bozra. 13Diz YÁOHUH ULHÍM:O povo de Amom não tem parado de pecar e não lhes perdoarei. Não ficarão mais tempo sem castigo.Porque nas suas guerras em Gaúliod, para alargar as suas fronteiras, cometeram crimes cruéis, dilacerando mulheres grávidas à espada. 14Por isso porei fogo aos muros de Rabá, que consumirá as fortalezas e os palácios; ouvir-se-ão os brados de combate, como um redemoinho numa grande tempestade. 15O seu rei e os seus governantes irão juntamente para o exílio. Isto disse YÁOHUH ULHÍM.

Amóz 2

1Diz YÁOHUH ULHÍM: O povo de Moabe pecou continuadamente e não lhes perdoarei. Não os deixarei por mais tempo impunes, pois profanaram os túmulos dos reis de Edom, sem o mínimo respeito pelos mortos.
2Por isso, em recompensa, enviarei fogo sobre Moabe, que destruirá os palácios de Queriote. Moabe
morrerá no meio de grande tumulto, enquanto os guerreiros gritam e as trombetas tocam. 3Destruirei o seu rei e matarei ao mesmo tempo os líderes. Isto é o que disse YÁOHUH ULHÍM. 4Diz YÁOHUH ULHÍM: O povo de YAOHÚ-dah não tem parado de pecar, e não lhes perdoarei. Não ficarão por mais tempo sem castigo.
Porque rejeitaram as leis de YÁOHUH ULHÍM, recusando obedecer-lhe. Endureceram os seus corações e pecaram, à semelhança dos seus pais. 5Por isso destruirei YAOHÚ-dah com fogo. Queimarei os lugares fortificados e os palácios de Yaohúshua-oléym.

Julgamento sobre Yaoshorúl

6 Diz YÁOHUH ULHÍM: O povo de Yaoshorúl tem pecado sempre e sempre. Não poderei esquecê-lo. Não deixarei por mais tempo esse povo sem castigo. Perverteram a justiça aceitando subornos, vendendo como escravos os pobres, que não podiam pagar as dívidas contraídas; venderam-nos por um par de sapatos 7 Esmagam os pobres contra o pó do chão. Enxotam com um pontapé os pacíficos. Um homem mais o seu pai violentam a mesma rapariga, desonrando o meu santo nome. 8Quando têm as suas celebrações religiosas, recostam-se preguiçosamente, deitando-se sobre roupas retidas sob penhor, e no meu próprio Templo oferecem sacrifícios de vinho obtido como receita de multas. 9Mesmo assim, pensem em tudo o que fiz por eles! Limpei a terra dos amorreus, na frente deles -esses amorreus, tão fortes como carvalhos e tão altos como cedros! Mas destrui-lhes o fruto e cortei-lhes por baixo as raízes. 10E tirei-vos do Egipto, conduzindo-vos através do deserto por quarenta anos, para que viessem a possuir enfim a terra dos amorreus. 11Escolhi os vossos filhos para se tornarem nazireus e profetas -podem vocês negar isso,
Yaoshorulítas? pergunta-vos YÁOHUH ULHÍM. 12Mas forçaram os nazireus a pecarem, obrigando-os a beberem vinho; reduziram a silêncio os profetas, dizendo-lhes: Calem-se! 13Por isso vos carregarei como se carrega um carro com fardos. 14Os vossos mais ágeis guerreiros não conseguirão fugir; os mais fortes sucumbirão e aos mais altos de nada lhes servirá o tamanho 15O atirador de arco falhará o alvo sistematicamente. Os especialistas na corrida serão sempre apanhados, e os melhores cavaleiros
desfalecerão, sem possibilidade de escapar. 16Os mais corajosos dos vossos soldados deixarão cair as
armas na fuga, para pouparem as vidas, nesse dia. Isto foi o que YÁOHUH ULHÍM falou.

Amóz 3

Testemunhas convocadas contra Yaoshorúl

1Escutem! Esta é a vossa condenação! É YÁOHUH ULHÍM que fala contra Yaoshorúl e contra YAOHÚ-dah contra toda a família que trouxe do Egipto. 2De todos os povos da terra, só a vocês eu escolhi. Por isso tanto mais vos castigarei pelos vossos pecados. 3Porque, como é que poderemos caminhar juntos, com esses pecados pelo meio? 4Rugiria eu como um leão se não tivesse razão? E agora, estou pronto para iniciar a vossa destruição. Mesmo um leãozinho, quando ruge, é porque está pronto para comer. 5Uma ratoeira só se fecha se for pisada; o vosso castigo é bem merecido. 6Soou o alarme -ouçam e tremam!
Porque eu, YÁOHUH ULHÍM, estou a mandar a catástrofe sobre a vossa terra. 7Mas, como sempre,
primeiramente vos aviso por meio dos meus profetas. É isto que sempre tenho feito. 8O leão rugiu -tremam e temam. YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno anuncia a vossa condenação -não posso recusar proclamá-la.
9Chamem os líderes assírios de Ashdod e os egípcios, dizendo: "Levem as vossas cadeiras para o cimo das montanhas de Shuamor-YÁOHU, para poderem testemunhar o escandaloso espectáculo dos crimes de Yaoshorúl." 10O meu povo esqueceu-se do que quer dizer rectidão, diz YÁOHUH ULHÍM. As suas belas vivendas estão repletas com pilhagens, fruto das suas incursões de bandidismo e de roubo.- 11Por isso, diz YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno, um inimigo se aproxima! Está já a rodeá-los; derribar-lhes-á fortalezas e saqueará as suas belas moradias. 12Diz YÁOHUH ULHÍM: Um apacentador tentou salvar uma ovelha das garras de um leão; mas não chegou a tempo. Apenas conseguiu tirar-lhe da boca duas pernas e um pedaço de orelha. Assim acontecerá com os Yaoshorulítas, quando forem finalmente libertados de Shuamor- YÁOHU -tudo o que conseguirem levar será apenas uma cadeira meio partida e uma almofada já rasgada.13Ouçam este anúncio e espalhem-no por todo Yaoshorúl, diz YÁOHUH ULHÍM Tzavulyáo celestiais. 14No mesmo dia em que castigar Yaoshorúl pelos seus pecados, também destruirei os altares dos ídolos de Bohay-Úl. Os chifres do altar serão cortados e cairão no chão. 15Destruirei as belas casas dos ricos –as suas mansões de Inverno, as suas vivendas de Verão; demolirei os palácios de marfim.

Amóz 4
Yaoshorúl não voltou para YÁOHUH ULHÍM


1Ouçam-me, vocês, gordas vacas de Basã vivendo na Shuamor-YÁOHU -vocês, mulheres que encorajam os maridos a roubar os pobres e a esmagar os explorados -vocês, que nunca estão satisfeitos e que dizem aos maridos que querem beber mais e mais!e 2 YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno jurou, pela sua santidade, que virá o tempo em que vos porá ganchos nos narizes e vos levará como gado; o último de vocês será igualmente levado com anzóis! 3Serão expulsos das vossas belas casas e lançados fora pelas fendas das paredes destruídas. É YÁOHUH ULHÍM quem o diz. 4Vão então e continuem a fazer sacrifícios aos ídolos, em Bohay-Úl e em Gilgal. Continuem a desobedecer -os vossos pecados vão-se amontoando. Sacrifiquem cada manhã e tragam os dízimos duas vezes por semana! 5Prossigam nos ritos de louvor, e dêem ofertas extras. Hão-de sentir-se orgulhosos disso tudo, e falarão disso por toda a parte! 6Fiz-vos passar fome, diz YÁOHUH ULHÍM, mas não serviu de nada; nem mesmo assim se converteram a mim 7Arruinei as vossas culturas, retendo as chuvas três meses antes das colheitas. Fiz chover numa cidade e não na outra. Enquanto um campo recebeu chuva, o outro ficou seco e as culturas morreram. 8Gente de duas ou três cidades seriam capazes de fazer uma longa caminhada para obter uma gota de água, indo até à outra em que tinha chovido, mas chegando lá, não encontrarão nenhuma de sobra. Pois nem mesmo assim se convertem, diz YÁOHUH ULHÍM. 9Mandei-vos o míldio e outras doenças às vossas vinhas e às vossas culturas agrícolas; os gafanhotos comeram as figueiras e as oliveiras; nem mesmo assim se voltaram para mim, diz YÁOHUH ULHÍM. 10Mandei-vos pragas, como as do Egipto, há muito tempo. Matei os vossos mancebos na guerra e deixei que levassem os vossos cavalos. O mau cheiro dos mortos era terrível. E mesmo assim recusaram converter-se. 11Destrui algumas das vossas cidades, como tinha feito com Sodoma e com Gomorra; os que escaparam eram como pedaços de madeira meio queimados, tirados dum fogo. E mesmo assim não voltaram para mim, diz YÁOHUH ULHÍM. 12Por isso trarei sobre vocês todos esses males de que vos tenho falado. Prepara-te pois para te encontrares com o teu YÁOHUH ULHÍM, ó Yaoshorúl. 13É ele quem formou as montanhas e fez os ventos; ele conhece todos os vossos pensamentos; faz da manhã trevas e esmaga as montanhas debaixo dos seus pés; YÁOHUH ULHÍM Tzavulyáo celestiais, é o seu (Nome) Shúam.

Amóz 5
Lamentação sobre Yaoshorúl

1Ouçam esta canção que vou cantar, como lamentação sobre o povo de Yaoshorúl: 2A bela nação de
Yaoshorúl jaz alquebrada, esmagada, sobre o chão, e ninguém a pode levantar. Não há ninguém que a
ajude. Deixam-na morrer sozinha 3Por isso diz YÁOHU ULHÍM: A cidade que enviar mil homens à guerra, apenas verá de volta cem. E a outra, dos cem que tiver enviado, apenas verá regressar dez com vida.
Busquem YÁOHUH ULHÍM e vivam

4 YÁOHUH ULHÍM diz ao povo de Yaoshorúl: Busquem-me e vivam 5Não vão atrás dos ídolos de Bohay-Úl e de Gilgal, ou de Beer-Shéva; o povo de Gilgal será levado em cativeiro, e o de Bohay-Úl certamente que será desfeito em nada. 6Procurem YÁOHUH ULHÍM e vivam; doutra forma, lançar-se-á como um fogo sobre Yaoshorúl e consumi-lo-á. Nenhum dos ídolos de Bohay-Úl poderá impedir tal coisa. 7Ó gente pervertida!
Fazem da justiça uma poção bem amarga que os pobres e oprimidos são obrigados a engolir; honestidade e rectidão são ficções sem sentido algum para vocês! 8Procurem aquele que criou o Sete-Estrelo, e também a constelação Orion; que faz das trevas, manhã, e do dia, noite, que chama as águas dos oceanos e a derrama em chuva sobre a terra. YÁOHUH ULHÍM, o Criador Eterno, é o seu (Nome) Shúam 9Faz vir súbita e violenta destruição sobre os poderosos, anulando todas as defesas. 10Como vocês odeiam os juízes rectos. Como desprezam os que falam verdade! 11Pisam com os pés o pobre e roubam-lhe até ao mais pequeno tostão com taxas iníquas e da usura. É por isso que constroem vivendas luxuosas, que nunca chegarão a habitar; também não beberão o vinho das esplêndidas vinhas que plantaram. 12Muito graves são os vossos pecados. Conheço-os todos muito bem. Vocês são inimigos de tudo o que seja o bem; respiram suborno por toda a parte; recusam fazer justiça aos pobres 13Por isso é que todo aquele que for sábio não interferirá na acção de YÁOHUH UL nesse dia terrível do vosso castigo. 14Busquem o que é reto , fujam da injustiça, e vivam! Nessa altura então, YÁOHUH UL Tzavulyáo, o Criador Eterno celestiais será verdadeiramente o vosso ajudador, como pretendem que ele seja. 15Odeiem o mal e amem o bem; reformem os vossos tribunais, de forma a que se transformem em verdadeiros palácios de justiça! Talvez ainda YÁOHU UL Tzavulyáo, o Criador Eterno celestiais tenha misericórdia do seu povo, do que ficou de resto. 16Por essa razão, assim vos diz YÁOHUH UL Tzavulyáo, o Criador Eterno celestiais: Haverá choro em todos os caminhos e em todas as ruas. Chamem os lavradores para chorar convosco; mandem vir pranteadores profissionais para lamentarem também. 17Haverá tristeza e choro em todas as vinhas, porque passarei por elas para as desfazer.

O dia de YÁOHUH UL

18Se disserem assim: Ah, se viesse o dia de YÁOHUH UL, porque então YÁOHUH ULHÍM nos livraria de todos os nossos inimigos. Mas não fazem sequer uma ideia do que desejam. Esse dia de YÁOHUH UL não será de luz mas antes de escuridão. 19Nesse dia vocês serão como alguém que é perseguido por um leão, e acaba por cair na frente de um urso esfomeado; ou como uma pessoa que está num quarto escuro, procurando a saída, e põe a mão sobre uma serpente. 20Sim, esse será um dia de escuridão e sem esperança alguma. 21Aborreço com veemência as vossas celebrações -a vossa hipocrisia, honrando-me com celebrações religiosas. 22Não aceitarei os vossos holocaustos e sacrifícios de gratidão. Nem sequer olharei para os vossos sacrifícios de paz. 23Calem antes os vossos hinos de louvor -não passam de mero barulho aos meus ouvidos. Não escutarei a vossa música, por muito bonita que possa ser. 24O que eu quero ver é antes a justiça correndo como o poderoso caudal de um rio -como uma torrente abundante de boas obras.  

25 26Ofereceram-me sacrifícios durante quarenta anos no deserto, mas os vossos sentidos estavam antes postos em falsos criadores  estatuas pagãos, no Templo do vosso Moloque, no vosso ídolo QUIUM das 'cocavím' (est-elas), e em todas as imagens que fizeram 27Por isso elas vos acompanharão no cativeiro, lá bem para o oriente de Damasco, diz YÁOHUH ULHÍM Tzavulyáo celestiais.

Amóz 6

Oy dos despreocupados

1Oy dos que vivem sossegados em Yaohúshua-oléym e em Shuamor-YÁOHUH e que gozam de tanta popularidade entre o povo de Yaoshorúl 2Vão até Calné e vejam o que lá aconteceu; depois vão até a grande cidade de Hamate e desçam por fim a Gate dos Palestinos. Antigamente eles eram melhores e maiores do que vocês; mas olhem para eles agora. 3Vocês afastam todo o pensamento de castigo, que possa esperar-vos, mas é pelas vossas acções que fazem aproximar-se o dia do julgamento. 4Vocês repousam em camas de marfim, rodeados de luxúria, comendo a carne de tenro cordeiro e dos melhores bezerros. 5Cantam canções vãs ao som da harpa, imaginam que são grandes músicos, como era o rei Dáoud. 6Bebem vinho por artísticas taças e perfumam-se com inebriantes essências, sem se preocuparem minimamente com o facto de que Yaoshorúl será arruinado 7Essa é a razão por que vocês hão-de ser os primeiros levados para o cativeiro; dum momento para o outro acabam-se os vossos devaneios.

YÁOHU ULHÍM detesta o orgulho de Yaoshorúl

8 YÁOHUH , YÁOHUH UL Tzavulyáo, o Criador Eterno celestiais, jurou pela honra do seu próprio nome: Abomino a soberba e a jactância de Yaoshorúl, desprezo as suas belas vivendas. Entregarei esta cidade, e o que ela contém, aos seus inimigos." 9Ainda que tenham restado apenas dez homens e uma só casa, pois também esses perecerão 10O parente de um homem será o único que há-de ficar, para o enterrar, e quando for a levar o corpo para fora de casa, perguntará para o outro que ficou sozinho lá dentro com vida: "Há mais algum corpo aí dentro?" A resposta será, "Não", e acrescentará: "Cuidado, não chamem a atenção de YÁOHUH UL mencionando o seu (Nome) Shúam." 11Porque YÁOHUH ULHÍM deu a seguinte ordem: Serão destruídas todas as casas, tanto as grandes como as pequenas. 12Os cavalos poderão correr sobre as rochas? Os bois podem lavrar o mar? São situações absurdas. Mas é semelhante ao que vocês fizeram, que transformaram a justiça em actos desprezíveis, e de tudo o que era bom e recto fizeram uma bebida amarga. 13Igualmente estúpida é a vossa satisfação dizendo: Tornámo-nos poderosos pela nossa própria força. 14Ó Yaoshorúl, hei-de trazer contra ti uma nação que vos oprimirá amargamente, do norte ao sul do país, desde Hamate até ao ribeiro da Arabá, diz YÁOHUH ULHÍM Tzavulyáo celestiais.

Amóz 7
Gafanhotos, fogo e um fio de prumo

1Isto é o que YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno me mostrou numa visão: Estava a preparar uma vasta praga de gafanhotos para destruir as principais searas, que cresceram depois da primeira ceifa, e que tinham sido entregues como imposto devido ao rei. 2Tudo comeram, completamente. Então disse: "Ó YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno, perdoa ao teu povo! Se te voltares contra Yaoshorúl, que mais esperança poderá haver? Yaoshorúl é tão pequeno!" 3Então YÁOHUH ULHÍM reteve-se e não deu cumprimento à visão. "Não o farei"disse-me. 4Depois YÁOHUH ULHÍM mostrou-me um grande fogo que preparara para os castigar, o qual secava até as águas e queimava a terra inteira. 5Disse eu então: "Ó YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno, não faças tal coisa. Se te voltares contra eles, que outra esperança poderão ter? Yaoshorúl não tem força nenhuma!" 6 YÁOHUH ULHÍM desistiu também deste plano: "Também não farei isso". 7Então fez-me ver o seguinte: YÁOHUH ULHÍM estava em pé junto de um muro, com um fio de prumo, verificando se estava perfeitamente direito. 8E perguntou-me: "Amóz, que vês tu?""Um prumo.""Hei-de testar o meu povo com umprumo. E desta vez não hei-de desistir do meu castigo. 9Os altares dos ídolos onde os descendentes deYÁOHUtz-kaq adoraram, assim como os Templos em Yaoshorúl, hão-de ser destruídos; destruirei igualmente a dinastia do rei Yaoro-éboam, por meio da guerra."

Amóz e Amoz-YÁOHU

10Mas quando Amoz-YÁOHU, o intermediário de Bohay-Úl, ouviu o que Amóz estava a dizer, mandou com urgência uma mensagem a Yaoro-éboam, o rei: "Amóz é um traidor da nossa nação; está a conspirar a tua morte. Isto é intolerável. Fará suscitar a revolta em toda a terra. 11Ele diz que tu serás morto e que Yaoshorúl será levado em cativeiro para o exílio e para a escravidão." 12Amoz-YÁOHU deu ordem a Amóz: "Sai daqui para fora, tu, ó vidente! Vai lá para a terra de YAOHÚ-dah fazer as tuas profecias! 13Não nos incomodes mais aqui com as tuas visões, aqui nesta capital, onde está o Templo do rei!" 14Mas Amóz respondeu-lhe: "Eu não sou realmente um profeta. Não pertenço à família dos profetas. Sou apenas um apacentador e trabalhador do campo. 15Contude YÁOHUH ULHÍM tirou-me de andar atrás dos rebanhos e disse-me: 'Vai, e profetiza ao meu povo de Yaoshorúl.' 16Por isso ouve esta mensagem de YÁOHUH UL para ti. Tu dizes, 'Não profetizes contra Yaoshorúl'. Mas YÁOHUH ULHÍM replica-te: 17'Visto teres interferido contra a palavra de YÁOHUH UL a tua mulher se prostituirá nesta mesma cidade, os teus filhos e filhas serãomortos e a terra toda dividida. Tu próprio acabarás por morrer numa terra pagã; o povo de Yaoshorúl tornar-se-á escravo, no exílio, lá muito longe daqui.'"

Amóz 8

Um cesto de fruta madura

1 YÁOHUH  o Criador Eterno revelou-me, numa visão, um cesto de fruta madura: 2"Que vês tu, Amóz?" "Um cesto de fruta madura.""Esta fruta representa o povo de Yaoshorúl, maduro para o castigo.
Não alterarei o seu castigo. 3Os ruídos de cânticos devassos, que se ouvem no Templo tornar-se-ão em choro. Ver-se-ão cadáveres por toda a parte, que serão levados para fora da cidade, mas em silêncio!" Foi isto o que YÁOHUH ULHÍM falou. 4Escutem, vocês os comerciantes que roubam o povo, e espezinham os necessitados; 5vocês que anseiam pelo fim do Shábbos, e pelo término das celebrações religiosas, para poderem logo retomar as fraudes -o uso de dois tipos de peso, e de medidas abaixo da bitola. 6Vocês que escravizam os pobres, comprando-os por uma moeda de prata ou um par de sapatos, ou vendendo-lhes trigo em mau estado de conservação 7-YÁOHUH ULHÍM, a glória de Yaoshorúl, jurou: Não me esquecerei dos vossos actos! 8A terra tremerá enquanto espera a sua condenação, e todos chorarão. Será como uma enchente do Nilo; será agitada e afundar-se-á. 9Farei com que o sol desapareça ao meio dia e a terra fique às escuras. 10As vossas festanças, mudá-las-ei em tempo de choro. As vossas canções alegres, tornar-seão em gritos de desespero. Andarão vestidos de luto, rapando a cabeça em sinal de tristeza, como se tivessem perdido um filho único. Bem amargo será esse dia! 11Chegou certamente o tempo, diz YÁOHUH ULHÍM o Criador Eterno, em que mandarei sobre a terra a fome -não fome de pão ou de água, mas de ouvir a palavra de YÁOHUH ULHÍM. 12As pessoas atravessarão os oceanos à procura da palavra de YÁOHUH UL, correndo de um lado para o outro, mas sem a encontrar. 13Formosas raparigas e belos moços ficarão enfraquecidos e sem cor, pela sede da palavra de YÁOHUH ULHÍM. 14Os que adoram ídolos em Shuamor YÁOHU, em Dayán e Beer-Shéva cairão e nunca mais se levantarão.

Amóz 9
Yaoshorúl será destruído

1Vi YÁOHU ULHÍM, em pé, junto do altar, dizendo: Esmaguem o cimo dos pilares e abalem o Templo, até que as colunas se desmoronem, o tecto seja derrubado sobre o povo que está em baixo. Ainda que corram a fugir, não escaparão; todos morrerão. 2Ainda que cavem até ao inferno, alcança-los-ei lá e tirá-los-ei dali; se treparem até ao céu, farei com que desçam. 3Mesmo que se escondam entre rochas, no cimo do Carmiúl, irei lá procurá-los e prendê-los. Podem esconder-se no fundo dos oceanos; mandarei contra eles a serpente marítima, que os morderá e os liquidará. 4Ainda que vão para o cativeiro na frente dos seus inimigos, mandarei a espada para os matar ali. Velarei para que lhes aconteça o mal e não o bem. 5 YÁOHUH UL Tzavulyáo, o Criador Eterno celestiais toca a terra e esta derrete-se; todos os seus habitantes chorarão de desespero. A terra será avassalada como numa enchente no Nilo, no Egipto, e depois afundar-se-á. 6Os últimos andares da sua moradia são no céu, e o rés-do-chão é sobre a terra. Concentra a humidade tirada do oceano e derrama-a sobre a terra em chuva. YÁOHUH ULHÍM, o Criador Eterno, é o seu (Nome) Shúam. 7Ó povo de Yaoshorúl, serão vocês para mim mais do que os etíopes são? Se vos tirei a vocês do Egipto, também os Palestinos os tirei de Caftor, e os Sírios de Quir. 8Os olhos de YÁOHUH UL estão voltados para Yaoshorúl, esta nação pecadora; hei-de desenraizá-los daqui e espalhá-los por todo o mundo. Mas também prometo que esse desenraizamento não será para sempre 9É verdade que dei ordens para que Yaoshorúl seja sacudido pelas outras nações como se sacode o grão na peneira; mas sem que caia um grão no chão!a 10No entanto, todos esses pecadores que dizem " YÁOHUH ULHÍM não nos há de tocar" morrerão pela espada.

A restauração de Yaoshorúl

11Então nesse tempo reconstruirei o tabernáculo de Dáoud, que agora ali está em ruínas, restaurá-lo-ei à sua gloria primitiva; 12Yaoshorúl possuirá o que ficou abandonado por Edom e por todas as nações que me pertencem. Foi assim que falou YÁOHUH ULHÍM, que é quem tudo ordena. 13Há-de vir um tempo de tal abundância de searas, que o tempo da ceifa será bem pouco para que o lavrador possa semear novamente. As vinhas sobre os outeiros fornecerão doce licor! 14Restabelecerei as prosperidades do meu povo Yaoshorúl; eles reconstruirão as cidades em ruínas, viverão nelas novamente, plantarão vinhas e pomares; comerão das suas searas e beberão do vinho que é seu. 15Plantá-los-ei com segurança na terra que lhes dei; não sairão dela nunca mais, diz YÁOHUH ULHÍM vosso Criador Eterno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário