quarta-feira, 12 de outubro de 2011

K-Haggái

K-Haggái


K-Haggái 1
Chamada para construir o Templo

1. No segundo ano do reinado de Dario I, no dia de Agosto, a palavra de YÁOHU UL veio através do profeta K-Haggái a Zorobabúl (filho de Shealtiúl), governador de YAOHÚ-dah, e também a Yaohúshua (filho de Yaozadaque), sumo intermediário. 2 YÁOHU ULHÍM todo-poderoso diz: O povo está a dizer: "Esta não é a melhor altura para reconstruir o Templo." 3. Por isso YÁOHU ULHÍM mandou esta mensagem através do profeta K-Haggái: 4. Será no entanto esta a melhor altura para vocês se porem a viver como vivem, em vivendas luxuosas, deixando o Templo continuar em ruínas? E afinal que ganham com isso?”5-6. Reflitam. cuidadosamente no vosso comportamento: O que acontece é afinal que semeiam muito para colher pouco. Comem, mas não se fartam; bebem, mas não se saciam. A roupa que vestem não chega para vos aquecer. O vosso salário desaparece como se fosse metido em bolsos sem fundo! 7. Pensem bem na vossa conduta, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. Pensem em como agiram e o que resultou disso! 8. Subam às montanhas e tragam madeira para reconstruir o Templo, e agradar-me-ei dele, fazendo nele aparecer a minha glória - diz YÁOHU ULHÍM. 9esperam obter muito, mas alcançam muito pouco; e mesmo esse pouco, quando o trazem para casa, eu faço desaparecer pelo meu sopro. Tudo isso por quê? Porque o meu Templo permanece em ruínas e vocês não lhe ligam. A vossa única preocupação são as vossas belas vivendas. 10 por isso reterei as chuvas dos shua-ólmayao, e a terra vos dará pobres frutos 11 com efeito, fiz vir a seca sobre a terra, e até sobre as montanhas, uma seca que fará mirrar o trigo, as uvas, o azeite ,tudo o que a terra produz,uma seca que vos matará à fome, vocês e os animais, que arruinará tudo o que vocês tanto se esforçaram para obter. 12Então Zorobabúl (filho de Shealtiúl), governador de YAOHÚ-dah, mais Yaohúshua (filho de Yaozadaque), sumo intermediário, e ainda o resto do povo que ficou na terra obedeceu à mensagem de K-Haggái, vinda da parte de YÁOHU ULHÍM, seu Criador Eterno; e começaram a adorá-lo zelosamente. 13 YÁOHU ULHÍM disse-lhes pois, através de nova comunicação por meio do seu mensageiro Khaggái -Estou convosco, abençoar-vos-ei 14-15 YÁOHU ULHÍM suscitou em Zorobabúl, governador de YAOHÚ-dah, em Yaohúshua, sumo intermediário, e no resto de todo o povo o forte desejo de reconstruir o Templo. Dessa forma reuniram-se no dia 21 de Setembro do segundo ano de reinado de Dario, e ofereceram voluntariamente o seu trabalho.


Khaggái 2
A glória do novo Templo

1. No dia de Outubro do mesmo ano, YÁOHU ULHÍM enviou novamente a sua palavra através de K-Haggái: 2. Pergunta ao governador e ao sumo intermediário e a todos os que ficaram na terra: 3Quem de entre vocês se lembra de como era o Templo antigamente? Como era glorioso em comparação com isto agora!p 4. Mas esforça-te, Zorobabúl, e tu também, Yaohúshua, assim como todos os outros. Coragem, e mãos à obra! Porque eu estou convosco, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestes. 5. Quando vocês deixaram o Egipto, prometi que o meu RÚKHA habitaria no vosso meio. Portanto, nada receiem. 6. Diz YÁOHU UL Tzavulyáo do céu: Dentro em pouco abalarei os shua-ólmayao e a terra -tanto os oceanos como os continentes. Farei tremer todos os povos 7. O desejado de todas as nações virá a este Templo e encherei este lugar com a minha glória, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais 8. A prata é minha, e o ouro é meu, diz YÁOHU ULHÍM todo- poderoso. 9. O futuro esplendor deste Templo será maior do que a sua glória no passado, diz YÁOHU ULHÍM todo-poderoso. E neste lugar trarei paz. Eu, YÁOHU ULHÍM todo-poderoso falei!

Bênçãos para um povo contaminado

10. No dia 18 de Dezembro, no segundo ano do reinado de Dario, veio esta mensagem da parte de YÁOHU UL, pela boca do profeta K-Haggái: 11. Pergunta assim aos intermediários acerca da lei: 12"Se algum de vocês carregar com um sacrifício sagrado de carnes, segurando-o dentro das abas da sua vestimenta, e acontecer embater contra pão, ou vinho, azeite ou um guisado qualquer de carne, ficarão estes últimos também santificados’? “Não", responderam os intermediários. "A santidade não passa dessa maneira para outras coisas." 13. Então K-Haggái perguntou: "Mas se algum de vocês tocar num corpo morto, ficando dessa forma ritualmente impuro, e seguidamente embater contra outra coisa qualquer, será que esta coisa se tornará nessa altura contaminada?"Os intermediários responderam: "Sim." 14Khaggái então esclareceu: Assim é este povo, diz YÁOHU ULHÍM, que contamina os seus sacrifícios, vivendo de forma egoísta e com corações impuros -e não apenas os seus sacrifícios, mas tudo aquilo que fazem como serviço para mim. Dessa forma tudo o que têm feito tem sido errado. 15-16. Mas agora as coisas serão diferentes, começaram a reconstruir o Templo. Antes, esperavam uma colheita de 700 litros e colhiam apenas 350. Quando contavam com 225 litros de azeite no lagar, havia apenas 90. 17. Feri-vos, compensando o vosso trabalho com o pulgão, com míldio, com saraiva. Mesmo assim, recusaram converter-se a mim, diz YÁOHU ULHÍM. 18-19. Mas agora notem bem o seguinte: A partir de hoje, dia dezoito de Dezembro, dia em que foram concluídos os alicerces do Templo, e daqui em diante, vos abençoarei. Reparem que vos dou esta promessa agora, antes que comecem a refazer as estruturas do Templo; antes de fazer a colheita das searas, e antes que as vinhas, as figueiras, as romãzeiras e as oliveiras dêem novos frutos: a partir de agora, vos abençoarei.

Zorobabúl, o escolhido de YÁOHU ULHÍM

20. Outra mensagem veio a K-Haggái, da parte de YÁOHU UL, nesse mesmo dia: t 21-22. Diz a Zorobabúl, governador de YAOHÚ-dah: Vou fazer tremer os céus e a terra, derrubarei tronos e destruirei a força dos estados e dos povos. Destruirei a sua força militar. Os soldados matar-se-ão uns aos outros. 23. Mas enquanto isso acontecer tomar-te-ei, ó Zorobabúl, meu servo, e dar-te-ei a dignidade de um anel de selar, porque te escolhi de forma especial, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário